A Sociedade Mineira de Catoca produziu, durante o primeiro semestre de 2020, cerca de 3,4 milhões de quilates de diamantes, representando uma redução de 8% comparativamente ao período homólogo de 2019, anunciou hoje em Saurimo (Lunda Sul) o seu director-geral, Benedito Manuel.
Segundo o gestor, a redução da produção é resultado da Covid-19, pandemia que forçou a empresa a dispensar mais de 70% da sua força de trabalho, para cumprir o isolamento social, bem como a paralisação da Central de Tratamento 1 e alguns equipamentos de grande porte.
Sublinhou que os dados reflectem o grande desempenho da equipa de gestão e comprometimento dos colaboradores que, apesar de estarem em equipas reduzidas, estão a ser capazes de manter os níveis de produção dentro do previsto.
“De lembrar que associa-se às dificuldades que o actual contexto impõe, em que se assiste o encerramento dos mercados internacionais de diamante e dos canais de fornecimento de materiais necessários à produção, bem como a redução da força de trabalho para 30%”, justificou.
Em relação ao tratamento de minério, disse que a maior diamantífera nacional tratou esse semestre cerca de 5,6 milhões de toneladas, menos 9% comparativamente aos números do período homólogo/2019.
Relativamente à massa mineira, no período foi extraída 5,3 milhões metros cúbicos, menos 33% comparativamente ao primeiro semestre de 2019.
Benedito Manuel sublinhou que embora a empresa esteja a trabalhar no quadro do “plano de crise”, tem honrado os seus compromissos com o Estado, com os fornecedores, bem como as suas obrigações salariais com os trabalhadores, incluindo os mais de 70% que se encontram a cumprir o isolamento social nas suas residências.
Plano de Crise
Para limitar o impacto negativo da covid-19, a empresa desenvolveu um plano de crise, que está a permitir fazer o reajustamento do volume de produção, paralisação de uma das unidades de tratamento do minério.
Foram também suspensas os trabalhos de prospecção em outras concessões, adiamento de alguns investimentos e estão a realizar um melhor acompanhamento dos processos, bem como a redução das principais despesas e insumos utilizados no processo produtivo, como energia, água, combustível e material utilizado no processo de emulsão.
A maior atenção, com vista a redução de custos inclui as peças sobressalentes e a suspensão de novas contratações, disse o director-geral da Catoca.
Localizada na província da Luanda Sul, a Sociedade Mineira de Catoca existe há 25 anos, sendo a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto e responsável por mais de 75 por cento da produção de diamantes do país. Emprega mais de cinco mil pessoas, entre directos e indirectos.