A província da Lunda Norte registou, nesta terça-feira, dois casos suspeitos, nos 74 testes rápidos de Covid-19 realizados no município de Chitato.
Segundo o coordenador adjunto da Comissão Multissectorial de Resposta à pandemia, Gimi Nhunga, as referidas amostas serão colhidas e enviadas para testagem molecular em Luanda, a fim de serem avaliadas com carácter conclusivo.
Trata-se de dois cidadãos com mais de 30 anos de idade, um dos quais funcionário de um dos projectos mineiros e o outro morador da centralidade do Mussungue, já isolados num dos centros de quarentena institucional, enquanto aguardam os resultados definitivos das amostras.
Os cidadãos encontravam-se em quarentena domiciliar por terem furado a cerca sanitária de Luanda, acrescentando que os contactos dos mesmos já estão a ser investigados a fim de serem igualmente testados.
Cerca sanitária
As autoridades na Lunda Norte, em função dos dois casos suspeitos, preparam uma cerca sanitária no projecto mineiro do Txinguvo e num dos edifícios da centralidade do Mussungue, onde os cidadãos encontravam-se em quarentena domiciliar.
Gimi Nhunga disse que a direcção do projecto já foi informada sobre o assunto e orientada a criar condições para que as autoridades realizem testes rápidos nos próximos dias, se os casos suspeitos se confirmarem positivos.
Angola regista, até ao momento, 525 casos positivos, entre angolanos e estrangeiros, com 118 recuperados, 381 activos e 26 óbitos.