Terça-feira, 1 de Julho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

BNI reitera aposta no financiamento à produção nacional

O Banco de Negócios Internacionais (BNI) reiterou o seu compromisso na criação de modalidades de crédito que permitam o fortalecimento do sector real da economia, para que a produção nacional satisfaça a procura interna.

Durante o exercício do ano em curso, o BNI já financiou projectos ao abrigo do aviso 10/2020 de 03 de Abril, e espera continuar a apoiar o financiamento ao sector real da economia, desde que apresentem as premissas necessárias para o respectivo financiamento.

O BNI pretende financiar durante o exercício de 2020, de acordo com o Aviso 10/20  mínimo Akz 9,4 mil milhões, correspondente a 2,5% do activo líquido com referência ao Balanço de 31 de Dezembro de 2019.

Para promover o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), os bancos, através do Aviso 04/2019, de 03 de Abril, têm a obrigatoriedade de desenvolver soluções de crédito dirigidos e ajustadas ao financiamento de bens essenciais, que apresentam défice de oferta de produção nacional.

Em função disso, o BNI foi notificado pelo Banco Nacional de Angola no Processo de Contravenção n.ºNBAIBNIPC/0018/20, que resultou numa multa de Akz 45 Milhões, por não ter financiado projectos no exercício de 2019, ao abrigo do Aviso n.º04/2019, referente à Concessão de Crédito ao Sector Real da Economia.

Além do BNI, outros bancos comerciais foram, igualmente, notificados pelo BNA através do Processo de Contravenção n.ºNBAIBNIPC/0018/20, tendo resultado em multa.

Para o caso do BNI, o crédito a conceder durante o exercício de 2019 devia corresponder a, pelo menos, 2% do valor total do activo registado no Balanço a 31 de Dezembro de 2018, ou seja, a cerca de Akz 6 Mil Milhões Neste documento, o BNI justifica que os projectos remetidos

Apesar de ter  sido sancionado  pelo regulador, por não ter disponibilizado o crédito necessário á economia,, de acordo com  o aviso do BNA, centementetionalo melhor Parceiro Bancário das Pequenas  e Médias Empresas (PME) em África.

×
×

Cart