O Real Madrid bateu a Real Sociedad por 2 a 1, em casa deste, em jogo da 30ª ronda do campeonato espanhol, assumindo a 1º posição, relegando o Barcelona para segunda posição.
Embora, as duas equipas estejam empatadas com igual número de pontos (65), os blancos levam vantagem no confroto direto (1º critério de desempate).
Em San Sebastián, a 1ª grande polémica da noite veio aos 5 minutos do 2º tempo.
Após ótimo arranque pela esquerda, Vinicius Jr. passou por dois oponentes e, na hora de finalizar, se enrolou com o defesa Llorente.
O árbitro Javier Estrada marcou penálti, num lance que foi muito contestado.
Na cobrança, Sergio Ramos bateu muito bem, abrindo o placar para o Real.
A Real Sociedad, então, foi atrás do prejuízo, e o técnico Imanol Alguacil acertou ao colocar Adnan Janujaz em campo.
Foi dos pés do belga, porém, que saiu a 2ª grande polémica da partida.
Em chute firme de fora da área, ele empatou o jogo para a Sociedad. No entanto, a arbitragem afirmou que Mikel Merino, que estava em fora de jogo, atrapalhou a visão do guarda-redes Courtois, e o golo foi anulado.
Logo no lance seguinte, veio o 2º golo dos merengues, mais uma vez com contestações.
Após lançamento, Karim Benzema dominou com o ombro, livrou-se de dois marcadores e chutou rasteiro para ampliar para os visitantes.
Imediatamente, os atletas da Real Sociedad reclamaram que o francês matou a bola com o braço, mas o juiz, após análise do VAR, deu o golo.
Ainda houve tempo para Mikel Merino marcar para os donos da casa, em um violento chute de perna esquerda, nos minutos finais.
No entanto, o Real Madrid conseguiu segurar o triunfo até o apito final, conquistando a liderança de LaLiga.