Sábado, 27 de Julho, 2024

Governo divulga programa do 11 de Novembro

O acto central dos festejos do 45º aniversário da Independência Nacional, a 11 de Novembro, vai decorrer na Praça da República, em Luanda, com a participação de duas mil pessoas, anunciou, hoje (terça-feira), o ministro da Administração do Território, Marcy Lopes.

“O programa inicial previa juntar 16 mil pessoas, dois desfiles um militar e um civil, culto ecuménico e um espectáculo musical, eventos que foram suprimidos e serão readaptados ao momento vigente”, frisou o governante, numa clara referência a situação criada pela pandemia da covid-19.

O ministro, que falava à imprensa no final de uma reunião da comissão interministerial orientada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, acrescentou que, no âmbito do novo figurino imposto pela covid-19, o programa inclui uma disposição de tropas em parada, com 700 efectivos dos órgãos de defesa e segurança, e vídeos conferências.

Mais informou que as demais províncias e as representações diplomáticas de Angola vão também adoptar um novo formato observando as regras de distanciamento físico, mas sem grandes aglomerações, para não deixar passar a data em branco.

A 11 de Novemnro, além da comunicação a ser feita pelo Presidente da República, João Lourenço, será ainda içada a Bandeira Monumento e cumprida a praxe da deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido.

As festividades dos 45 anos de Independência Nacional, cujo lema é “Unidade, Estabilidade e Desenvolvimento”, inclui a entoação de um hino alusivo à efeméride e a realização de um vídeo clip, que começam a ser emitidos nos próximos dias.

Angola alcançou a Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.

×
×

Cart