Quinta-feira, 28 de Março, 2024

Setenta por cento das escolas de Benguela sem água

Cerca de 70 por cento das escolas do ensino primário, I e II ciclos da província de Benguela estão sem água potável, informou o director do Gabinete Provincial da Educação, Calopa Mário.

A província conta com 944 escolas públicas, privadas e público-privadas, com um universo de 774 mil alunos.

Em declarações à imprensa, quando falava sobre os preparativos das condições para o reinício das aulas, paralisadas há cerca de dois meses, devido à pandemia da covid-19, frisou ter sido feito um levantamento para se aferir a situação das infra-estruturas educativas da região.

O reinício das aulas do ensino secundário e universitário está aprazado para 13 de Julho e as do ensino primário para 27 de Julho, caso as condições o permitam. As aulas, suspensas em finais de Março devido à ameaça de proliferação do novo coronavírus.

Calopa Mário disse ser necessário a aquisição de recipientes de água de 200, 300, 500, 1000 e  5000 litros, consoante a dimensão da escola, para a garantia das medidas mínimas de prevenção desta doença, nomeadamente a lavagem das mãos com água e sabão.

“Existe um árduo trabalho a ser feito pela Comissão Provincial de Prevenção desta pandemia e das administrações municipais, para criação das condições indispensáveis higio-sanitárias para o recomeço do ano lectivo”, reconheceu.

O responsável disse que o levantamento está concluído, aguardando-se agora que hajam recursos para a aquisição dos meios indispensáveis, acrescentando  ainda baldes com torneira e sabão.

Na sequência do Decreto Executivo 5/2020, que reajusta o calendário escolar, o Gabinete Provincial da Educação está a trabalhar, com a articulação de todos os actores do processo de ensino, para a criação de condições tendentes ao reinício das aulas nos prazos estabelecidos.

Avançou estarem criadas as condições nas escolas do ensino secundário, mas o ensino primário é o mais problemático.

Na ocasião, avançou que foram já colocados nos 10 municípios da província os 489 professores admitidos no concurso público de 2019, estando neste momento a frequentar seminários de capacitação pedagógica, para reforçarem o corpo docente nesta fase.

Semanalmente a comissão provincial vai reunir para aferir a criação de condições para o arranque das aulas, uma vez que o Decreto Presidencial diz que elas só retomam caso estejam reunidas as condições objectivas.

Entretanto, o governador provincial de Benguela, Rui Falcão, visitou e reuniu com a direcção do Complexo Escolar do Ensino Especial BG1038, para avaliar as condições para o reinício das aulas, realçando a necessidade da observância dos aspectos essenciais de biossegurança e higienização.

Aconselhou a direcção da escola a garantir as condições técnicas necessárias, como zonas de lavagem das mãos, aquisição de desinfectantes, entre outras.

Rui Falcão disse que o Gabinete Provincial da Saúde estará envolvido neste processo, com a criação de equipas de especialidade para acompanharem todo procedimento, que abrangerá a testagem dos professores.

O governante lembrou a necessidade do Gabinete Provincial da Educação imprimir maior criatividade nas escolas, no sentido de dividir-se as turmas a dois.

×
×

Cart