Sábado, 20 de Abril, 2024

Luanda com novos postos emissão de bilhetes e registo civil

Três novos postos de emissão de Bilhete de Identidade (BI), com capacidade diária para emitir cada um 50 exemplares, foram inagurados hoje no Bairro Calemba II, Administração do Distrito Urbano do Futungo e no Mercado do Kifica, municipio de Talatona.

Luanda, maior aglomerado populacional do país, com mais de oito milhões de habitantes, conta agora com 51 postos de emissão de BI, com a abertura destes três estabelecimentos, mas o objectivo é chegar a 80 postos.

Além do BI, os postos, inauguardos pelo director Nacional de Identificação Civil e Criminal, Carlos Alberto Cavuquila, vão efectuar registos de nascimento.

Na ocasião, o delegado provincial da Justiça, Fernando Fortes, referiu em declarações à Angop que cada posto será asseguardo por seis funcionários.

Os utentes poderão fazer os registos dos seus filhos e os maiores de seis anos de idade estão automaticamente habilitados a obter o Bilhete de Identidade.

Após as inaugurações, iniciou o atendimento ao público, que pretendia tratar o BI.

Quanto ao registo de nascimento, o processo apenas arranca na próxima terça-feira.                       

Sobre o normal funcionamento, Isabel Pereira e Fernando Vasco, responsáveis dos postos do Futungo e do Bairro do Chinguar (Kifica), foram unanimes em expressar o empenho dos trabalhadores na resolução da necessidade dos cidadãos locais.

Por sua vez, Lourenço Sanguelo, pai da adolescente Helena Nachota, aluna de 13 anos de idade, expressou satisfação pela rapidez no tratamento do Bilhete de Identidade da menina no Kifica, já que varias vezes deslocou-se em vão para um posto mais distante.

As inaugurações enquadram-se no Programa de Massificação do Registo Civil e distribuição do Bilhete de Identidade, em implementação pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos e aproximar o serviço de justiça ao cidadão.

×
×

Cart