Sexta-feira, 29 de Março, 2024

Circulação na EN-100 volta à normalidade

A circulação na EN-100/Norte, no troço entre a Cimangola e a sede do município de Cacuaco, em Luanda, nos dois sentidos, voltou à normalidade, após ter sido bloqueado por dezenas de taxistas, por várias horas.

O bloqueio, que começou às 5 horas, foi montado nas imediações da Cimangola, criando desordem na estrada e longas filas de viaturas, principalmente para quem pretende atingir o centro da cidade.

O protesto é contra as novas rotas definidas pela Administração local, num “braço de ferro” que já dura mais de 8 dias.

Sobre o assunto, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia nacional de Luanda, intendente Nestor Biz Goubel, confirmou à ANGOP a reposição da circulação, ordem e tranquilidade pública. 

De acordo com o oficial da corporação, a Polícia agiu de forma pacífica e pedagógica, no sentido de evitar tumultos ou eventuais prejuízos humanos e materiais.  

Muitos automobilistas que exercem a actividade laboral, em outros pontos da cidade de Luanda, residentes no município de Cacuaco e que utilizam a EN-100, tiveram que suportar longas filas, por demoradas horas, ou procurar outras vias alternativas, principalmente através da Avenida Fidel de Castro, utilizando o município de Viana.

Os taxistas alegam que as novas rotas se encontram em mau estado de conservação, podendo ser prejudicial para os veículos e pôr em perigo os seus ocupantes, além do inconveniente da poeira, da falta de iluminação pública e constantes assaltos.

Na manha de segunda-feira, a paralisação dos serviços de táxis criou enormes dificuldades na movimentação de pessoas, obrigando muitos a optarem por andar a pé ou a recorrerem a viaturas ligeiras descaracterizadas, que exercem actividade ilegalmente.

Com mais de um milhão de habitantes, fazem parte da circunscrição de Cacuaco os distritos do Sequele, Kicolo, Cacucao/sede, Funda e Mulenvos.

×
×

Cart