O Hospital de Campanha da província da Lunda Norte, com 200 camas, para o internamento e tratamento de pacientes com covid-19, começou a ser erguido nesta quarta-feira.
O mesmo está a ser erguido numa área de cerca de três mil metros quadrados, no antigo aeroporto do Dundo, com 12 naves, oito das quais para tratar pacientes com patologias leves, assintomáticos e cuidados intensivos, e quatro servirão para logística e administrativa, laboratório e área de Raio X.
Até agora, segundo constatou a Angop durante uma visita do governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, ao local, já foram montadas duas das 12 naves previstas.
A unidade sanitária, cuja montagem termina dentro de oito dias, enquadra-se na estratégia de instalação de unidades sanitárias de referência para fazer face a qualquer epidemia ou pandemia no país.
Na ocasião, o governador Ernesto Muangala enalteceu o trabalho desenvolvido pelos técnicos, augurando que o hospital esteja concluído no prazo estabelecido.
Rastreio
Duzentos e doze idosos, num universo de mais de dois mil examinados na campanha de rastreio em massa, em curso no município de Chitato, foram diagnosticados com diabete, hipertensão arterial, malária e doenças respiratórias agudas.
De acordo com a porta-voz da Comissão provincial de Resposta à Pandemia da Covid-19, Filomena Simão, os cidadãos diagnosticados vão beneficiar de tratamento grátis ao domicílio.
Disse que a campanha, enquadrada no programa de prevenção e combate à propagação da covid-19 será estendida aos 10 municípios.
Angola regista, até ao momento, 96 casos positivos (34 importados e 62 de transmissão local), dos quais quatro óbitos, 38 recuperados e 54 activos.