A distribuição de água potável a cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, foi reforçada, esta quinta-feira, com a entrada em funcionamento de um novo sistema de captação instalado no Morro da Santa Isabel, arredores desta cidade.
O sistema comporta um reservatório com capacidade de armazenamento de 400 metros cúbicos de água, para o reaproveitamento do remanescente da fonte de Santa Isabel, e duas girafas para abastecer camiões cisternas.
O mesmo vai reforçar o abastecimento de água a cerca de 10 mil habitantes dos bairros Miradouro, Catome de Cima e Baixo, São Filipe, Sassa e Quem me Ama.
Esta infra-estrutura se a duas instaladas no rio Mucari e Monte Redondo (este inoperante).
Além desse sistema, a cidade conta ainda com vários furos artesianos recentemente abertos nos bairros Mesquita, Vieta, Miradouro e Catome de Cima, no âmbito do reforço da capacidade de distribuição de água a população, enquanto se aguarda pela construção de uma nova central de captação para a cidade de Ndalatando, a partir do rio Lucala.
O vice-governador provincial para o sector técnico e infra-estruturas, Mendonça Luís, disse, que o empreendimento é uma oferta da empresa Odebreceht, por via do Ministério da Energia e Águas, ao governo do Cuanza Norte.
Adiantou que o governo local está a elaborar um projecto para a manutenção da fonte do Monte Redondo, para que possa fornecer água em grandes quantidades às populações locais.
A cidade de Ndalatando contava apenas com um sistema de captação e distribuição de água dotado de um reservatório de armazenamento de 500 metros cúbicos.
O referido sistema conta ainda com mais de mil ligações domiciliares no casco urbano e mais de 100 chafarizes instalados na periferia da cidade, na sua maioria inoperantes devido a fraca capacidade do sistema.