A Policia de Guarda Fronteira (PGF) na Lunda Norte frustrou na noite de segunda-feira uma tentativa de contrabando de 29 mil litros de combustível no posto fronteiriço do Marco 5, soube hoje (terça-feira) à Angop.
Trata-se do primeiro caso este ano, que resultou igualmente na apreensão de quatro viaturas e um milhão, 475 mil kwanzas, segundo o comandante da 7ª Unidade da Policia de Guarda Fronteira, Lourenço Filipe “Deia”.
Disse que os infractores colocarem-se em fuga, abandonando as viaturas, os valores e o combustível.
A frustração resultou de uma operação ao longo do posto fronteiriço, quando os proprietários tentavam atravessar a fronteira, em direcção à República Democrática do Congo (RDC), para a sua comercialização.
Continuam os trabalhos de busca, em colaboração com o Serviço de Investigação Criminal, no sentido de se encontrar os supostos infractores e serem responsabilizados.
A operação resultou igualmente na detenção de 23 cidadãos estrangeiros da RDC que se dedicavam na exploração ilegal de diamantes.
A 7ª Unidade da PGF controla uma extensão de 490 quilómetros, dos 770 da fronteira que a Lunda Norte partilha com a RDC, onde estão instaladas três sub-unidades e 25 postos policiais.
A província da Lunda Norte partilha uma fronteira de 770 quilómetros com a RDC, um dos primeiros países africanos a diagnosticar casos positivos da Covid-19.
Para garantir a eficácia na vigilância e/ou controlo das fronteiras, informou que a Unidade foi reforçada com agentes das Forças Armadas Angolanas.