Sexta-feira, 26 de Abril, 2024

Duas pessoas morrem atropeladas durante uma tentativa de retalhar um elefante

Duas pessoas morreram atropeladas, neste sábado, na Zona da Beira Alta, província do Cuanza Norte, onde participavam numa acção de retalho de um elefante adulto.

As duas vítimas foram colhidas depois que a multidão começou a retalhar o animal, morto na sequência do embate contra um camião.

Da ocorrência resultaram ferimentos graves aos dois ocupantes do camião, conforme nota do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

O acidente ocorreu entre as localidades de Maria Teresa e Golungo Alto, bastante conhecida pela alta densidade de populações de elefante-de-floresta (Loxodonta cyclotis).

A nota não esclarece as reais circunstâncias do embate entre o camião e o elefante, nem como as duas pessoas foram atropeladas na confusão.

De acordo com o departamento ministerial, parte do animal morto foi recuperada para incineração, por razões sanitárias, enquanto as suas presas foram recuperadas inteiras.

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, em parceria com as autoridades locais, está a desenvolver um projecto de investigação sobre a distribuição e densidade populacional dos elefantes de floresta na província do Cuanza Norte, para identificar medidas de prevenção e mitigação deste conflito homem-animal.

Como resultado do projecto, em Março deste ano foram colocadas coleiras GPS em dois elefantes, na zona de Maria Teresa.

O objectivo final deste projecto será a criação de um santuário para os elefantes de floresta, de modo a minimizar e evitar acidentes como o ocorrido neste sábado.

Todas as espécies de elefantes são protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagem (CITES), no seu Anexo I, ratificado por Angola em 2013.

Esta convenção proíbe e condena legalmente a comercialização de espécimes ou produtos directos das espécies, como o marfim.

×
×

Cart