A multinacional Huawei Angola apresentou, nesta terça-feira, a solução ” home study” destinado a suportar o projecto TIC Talent, que envolve instituições do ensino superior ligadas às tecnologias.
A fase experiencial da referida solução tecnológica, em curso desde Abril deste ano, está a permitir a criação de salas de aula virtuais em tempo real, para a formação dos estudantes nesta fase de confinamento social devido à covid-19.
Em vídeo conferencia, realizada nesta terça-feira, a Huawei Angola apresentou de forma oficial o referido programa, a vigorar num período de seis meses, ajudando os estudantes inscritos em sete instituições de ensino.
Trata-se dos institutos de Telecomunicações (Itel), o Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (Isutic), o Politécnico Metropolitano (Imetro), de Ciências Policiais (ISCP), a Universidade Católica de Angola e o Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec).
Luís Gonçalves, o representante da Huawei, referiu que mais instituições de ensino, num total de sete, poderão entrar no programa, neste ano, estando já a decorrer alguns processos que conformam a certificação.
Sem avançar custos, o responsável avançou que mais de 68 estudantes já receberam certificados internacionais, no quadro da participação em competições e formações acadêmicas certificadas por esta multinacional.
Na ocasião, a directora do Cinfotec, Ermelinda Candido, enalteceu a iniciativa lançada pela Huawei, mas receia a abrangência do mesmo, tendo em conta a questão da internet.
Casos de sucessos alcançados, desde 2015, com o projecto “TIC Talentos da Huawei” foram relatados neste encontro pelas referidas instituições de ensino.
Na primeira competição da Huawei em África, que decorreu na África do Sul, em 2018, Angola foi representada pelo Cinfotec, que ficou na terceira posição, um lugar que levou representantes do país na competição final mundial realizada numa das cidades da China.
O Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) também tem casos de sucessos registados, uma instituição que formou um dos muitos HCIA-routing e switching existentes no mercado angolano.
O projecto TIC Talento da Huawei tem por objectivo principal de ajudar as universidades angolanas a desenvolverem cursos adaptados a realidade do mercado.