Quinta-feira, 18 de Abril, 2024

Comediante tanzaniano é preso por rir-se do presidente

O comediante tanzaniano e ex-vencedor do Big Brother África, Idris Sultan, foi preso pela polícia por rir-se do presidente da Tanzânia, John Magufuli, num vídeo que postou nas redes sociais.

Segundo o seu advogado Bennedict Ishabakaki, citado pela BBC, Sultan foi detido na terça-feira e ainda se encontra na prisão.

Em causa está um videoclipe que o comediante postou, recentemente, nas redes sociais rindo-se de uma fotografia antiga do Presidente John Magufuli, vestido de um fato que aparentava ser de alguns tamanhos grandes demais.

O vídeo viralizou nas redes sociais e as autoridades policiais acusam o comediante de estar a fazer bullying ao presidente, ou seja o acusam de ter violado o artigo 23 de uma lei “polémica”, Lei de Crimes Cibernéticos, que estabelece que ninguém deve “iniciar ou enviar qualquer comunicação eletrônica, usando uma rede de computadores, para outra pessoa com a intenção de coagir, intimidar, assediar ou causar sofrimento emocional a outrem” disse o seu advogao à BBC.

“Mas acredito firmemente que, como comediante, o meu cliente está apenas fazendo sátira, e a sátira também pode ser política”, escreve a BBC citando o advogado de Idris.

“Se for condenado, o comediante poderá enfrentar pelo menos três anos de prisão ou uma multa de 5 milhões de xelins da Tanzânia (equivalente a 2.200 dólares) ou ambos”, escreve à BBC.

É a segunda vez que Idris é detido por causa do seu trabalho.

Em outubro passado, ele foi detido depois de compartilhar fotos em que trocou os rostos: pondo o seu rosto no corpo do presidente e o rosto do presidente no seu.

Na altura, a polícia o acusou de violar as mesmas leis de crimes cibernéticos, que proíbem qualquer pessoa de usar um computador para “se passar por” outra pessoa. Mais tarde, foi libertado sem acusação.

×
×

Cart