Terça-feira, 16 de Abril, 2024

EUA sanciona nove entidades chinesas acusadas de violar DH de minoria muçulmana

Os Estados Unidos sancionaram nove entidades chinesas acusadas de cumplicidade com violações dos direitos humanos da comunidade uigur, anunciou o Departamento de Comércio na sexta-feira.

Um instituto científico do Ministério da Segurança da China e oito empresas estavam em lista de Washington e lhes foram impostas “restrições de acesso à tecnologia americana”, informou o Departamento de Comércio em comunicado.

O texto lembra que os Estados Unidos já haviam incluído 28 organizações governamentais e comerciais chinesas nessa lista em outubro, acusando-os de estarem envolvidos na repressão do governo às minorias muçulmanas.

“Essas nove entidades são cúmplices em violações de direitos humanos e abusos cometidos durante a campanha de repressão, prisões arbitrárias em massa, trabalho forçado e vigilância de alta tecnologia contra uigures, cazaques e outros membros de grupos minoritários muçulmanos na região autônoma uigur Xinjiang”, diz o comunicado.

Os Estados Unidos, como inúmeras organizações humanitárias, acusa a China de ter enviado mais de um milhão de membros dessa minoria muçulmana para “campos de concentração” localizados região noroeste do país.

Pequim nega esse número e fala de centros de formação profissional projetados para ajudar a população a encontrar um emprego, longe da tentação do islamismo e do terrorismo.

As sanções americanas ocorrem em um momento de tensões diplomáticas com a China devido à nova pandemia de coronavírus.

×
×

Cart