Sábado, 7 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Genexpert reduz tempo de diagnóstico

O uso do método Genexpert na testagem da covid-19 vai reduzir o tempo de diagnóstico de 72 para 24 horas, considerou hoje, em Luanda, o especialista em bioquímica e biologia molecular Euclides Sacomboio.

O RT-PCR utilizado nos últimos meses no país leva entre 48 ou 72 para o processamento de uma analise laboratorial.

Ao dissertar o tema “Covid-19 e os diagnósticos laboratoriais”, o também docente apontou os dois tipos de testes como os mais fidedignos que existem no mercado, mas a obtenção do resultado do teste RT-PCR pode demorar dois ou três dias, enquanto o genexpert faz o diagnóstico da covid-19 em 24 horas.

Falando no habitual espaço “Conversas no CIAM”, promovido pela Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, Euclides Sacomboio afirmou que, apesar dessa diferença, o genexpert e RT-PCR detectam fielmente o vírus no organismo desde o início da infecção.   

Recentemente, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou o início da utilização dos testes de Genexpert compatível à covid-19 no país, começando em Luanda, no Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), assim como nos hospitais Esperança e Sanatório de Luanda.

Na ocasião, referiu que os três pontos de testagem têm capacidade de processar 16 amostras em 45 minutos.

Até ao momento, os respectivos laboratórios já processaram seis mil e 353 amostras, com 48 positivas, cinco mil e 803 negativas e 502 em processamento.

Desde Março último, o país possuía apenas um laboratório para a testagem da covid-19, usando o método RT-PCR, facto que atrasou o processo de testagem em cidadãos suspeitos, segundo Euclides Sacomboio, docente do Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto.

Angola mantém os 48 casos positivos, com dois óbitos, 17 recuperados e 29 activos (clinicamente estáveis).

×
×

Cart