Dez mil e 900 famílias vulneráveis da província da Lunda Sul receberam hoje, domingo, da Comissão Multissectorial de Resposta à Pandemia da Covid-19 bens alimentares, produtos de higiene e material de biossegurança, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da propagação do coronavírus.
A doação enquadra-se no plano de contingência de apoio às famílias vulneráveis, com vista a evitar que esta franja circule pelas cidades em busca de alimentos, submetendo-se ao risco de infecção com a covid-19.
As referidas famílias são dos quatro municípios da província, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo.
De acordo com a coordenadora adjunta da comissão multissectorial de resposta à covid-19, Maria Luísa Martins, prevê -se assistir mais de 15 mil famílias vulneráveis enquanto vigorar o Estado de Emergência para evitar que se desloquem para as sedes municipais em busca de alimentos e outros meios.
Disse tratar-se de um processo contínuo, tendo apelados os parceiros sociais, com realce para os empresários, no sentido continuarem a doarem bens alimentares para que o apoio a esta franja seja regular neste período.
Apelou aos munícipes a cumprirem as medidas de prevenção, no âmbito do Estado de Emergência, como lavar a mão com água e sabão frequentemente, evitar beijos, abraços e ficar em casa.