Setenta e quatro cidadãos vindos da África do Sul e Namíbia foram testados contra a covid-19, cujos resultados deram negativo, informou, neste sábado, em Ondjiva, o porta-voz da Comissão Provincial de Combate à Covid-19 no Cunene, Félix Belarmino.
Em declarações à Angop, o responsável disse que as amostram foram analisadas no laboratório do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), em Luanda.
Actualmente estão a ser analisadas mais 52 amostras recolhidas de cidadãos provenientes, também, de países acima citados, incluído os oito médicos cubanos.
A província recebeu do Ministério da Saúde 300 zaragatoas para a testagem, numa primeira fase, com previsão de reforça do material para a testagem comunitária.
O Cunene conta com 11 ventiladores, sendo que seis estão no Hospital Geral de Ondjiva e cinco no hospital Municipal da Cahama.
Continuam a sensibilização da população sobre as medidas de prevenção (uso de máscaras, lavagem das mãos, álcool em gel) e a incentivar à população a manter-se em casa.
Cunene tem 115 pessoas em quarentena institucional e 116 domiciliar.