A Policia Nacional deteve, na terça-feira, 50 cidadãos, com idades compreendidas entre 40 a 64 anos, por exploração ilegal de ouro, na localidade de Cassanda, no município de Chipindo, 456 quilómetros do Lubango, província da Huíla.
Os cidadãos foram detidos em flagrante delito a cavar e transportar cascalho resultante da exploração ilegal de ouro, numa operação policial, que envolveu as Forças de Defesa e Segurança, realizada na segunda-feira.
Na posse dos garimpeiros ilegais, segundo o administrador municipal-adjunto do Chipindo, Moisés Canhina, foram apreendidas duas viaturas de marca Toyota Hilux e Mitsubishi, usadas no transporte de cascalho de ouro, assim como uma máquina de sondagem e uma balança para pesar o minério.
Moisés Canhina reconheceu o trabalho que está a ser desenvolvido pelas autoridades administrativas locais, em conjunto com as forças de defesa e segurança, com vista a desencorajar e responsabilizar os cidadãos que optam por estas práticas.
Para o êxito desta tarefa, solicitou a colaboração das autoridades tradicionais na denúncia de pessoas que tentam explorar ilegalmente o ouro.
Esta é segunda detenção em menos de duas semanas, depois de no dia 25 de Abril terem sido detidos dois elementos.