A ministra da Cultura, turismo e Ambiente, Adjany Costa, destacou, nesta quarta-feira, a necessidade de se “rentabilizar”, valorizar, proteger e expandir a riqueza cultural angolana expressa nas danças.
Mesmo em quarentena pelo combate à pandemia da covid-19, a ministra, em mensagem sobre o Dia Mundial da Dança, que se assinala nesta quarta-feira, 29, apela aos fazedores dessa arte para que a pratiquem como uma forma de manter a sanidade física e mental.
A ministra afirma que a dança tem uma enorme representatividade nas expressões culturais, modernas e passadas.
“São um legado, e o impacto que têm na nossa realidade actual pode e serve de catalisador para mantermos a nossa sanidade física e mental em bom estado de conservação”, reforça.
Encoraja os agentes culturais a utilizarem as novas tecnologias para criar e dar a conhecer o trabalho que já se fez e que se pretende fazer num futuro próximo.
Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.