Mais de três mil toneladas de fuba de milho produzidas pela moageira Nova Cimor, no município da Matala, província da Huíla, estão disponíveis para a sua comercialização, informou hoje, domingo, à Angop, o responsável da unidade fabril, Ramiro Maya.
A Nova Cimor é a maior indústria de transformação de farinha de milho da província da Huíla e, em 2019, fez um investimento de 500 milhões de kwanzas para reequipar a moageira, que esteve paralisada durante cinco anos devido ao estado obsoleto dos equipamentos.
Actualmente tem capacidade para encher mais de 70 mil sacos de 25 kg por dia e para, além da província da Huíla, a produção é comercializada no Cuando Cubango, Benguela, Huambo, Cuanza Sul, Namibe e Luanda.
Em entrevista à Angop, Ramiro Maya afirmou que o produto tem qualidade para o consumo e está a encetar contactos com grossistas e retalhistas da província para vender a produção.
Sublinhou que, a cerca sanitária da província de Luanda, forçada pela Covid-19, criou alguns problemas na comercialização do produto.
Na ocasião, o responsável informou que, até ao final do ano, a unidade fabril pretende investir mais de novecentos milhões de kwanzas na compra de milho, mas tudo vai depender da venda do produto em stock.
A Nova Cimor, sob gestão privada desde 2000, existe desde a década de 60, e teve uma injecção financeira do Estado em 1999.